segunda-feira, 14 de maio de 2012

-Abordagens e Concepções sobre o território:

                         

  • A Concepção Natural: Compreende duas definições de território: uma estabelecida pelos animais, e uma outra que envolve o comportamento "natural" dos homens. Nela há, assim, importante relação entre Geografia e Biologia, pois compreende-se o território numa perspectiva que transpõe o darwinismo para as análises sociais- o chamado darwinismo social.








O darwinismo social realizou uma outra interpretação das ideias de Charles Darwin.











  • A concepção Econômica: Entende o território como fonte de recursos, ou seja, uma área estabelecida que garante os recursos necessários à (re)produção material de um grupo social. Nessa perspectiva econômica, destacam-se as análises do geógrafo brasileiro Milton Santos. .







Milton Santos: Geógrafo brasileiro
Segundo esse estudioso, para aqueles que têm o poder econômico e político o território constitui-se como um conjunto de recursos a serem explorados  de acordo com seus interesses particulares;



  • Tradição  jurídico-política: Associa território ao Estado. Entre os autores que defendem essa concepção,  destaca-se o geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844 - 1904), para quem o território é um espaço definido pelo controle político de uma determinada área.




“Toda a vida do Estado tem as suas raízes na terra, numa terra marcada por três elementos fundamentais: a situação (Lage), o espaço (Raum) e a própria Fronteira (Grenze).”

Friedrich Ratzel
 






Perspectiva idealista: Analisa o uso  Analisa o uso do espaço vivido e as relações culturais que nele se estabelecem. Estende-se que os laços com o território são mediados pelos valores materiais e também pelos culturais, espirituais, simbólicos, afetivos e pela noção de pertencimento. Nessa concepção utiliza-se  mais a expressão territorialidade, e não território.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário