- Civilização Egípcia: Sem o Nilo, o Egito não existiria. Não haveria água nem terra fértil para plantar. O nível de chuvas é baixo , cerca de 100 a 150 milímetro na média anual. O clima é quente, mesmo no inverno, as temperaturas raramente caem abaixo de 13°C. Mas o Egito tem o Nilo. Ele é um dos maiores rios do mundo e percorre uma longa distância - cerca de 6.690 quilômetros - em um vale margeado por penhascos e montanhas, uma vez por ano, entre junho e outubro, ocorria a enchente do Nilo, que cobria o vale com uma espessa camada da lama e sedimentos. Através dos séculos isso transformou-se em solo rico, quente e úmido. E foi nesse vale que os antigos egípcios viveram e cultivaram suas plantações. Se, como acontecia ocasionalmente, as cheias não ocorriam, havia fome no país.
- Civilização Mesopotâmica:Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local ....
As águas oceânicas
- Oceano Pacífico: É a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
- Oceano Atlântico: É o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega.
- Oceano Indico: Se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia.
- Mares Abertos:Mar aberto é um tipo de mar que possui ligação direta com o oceano. Podemos citar como exemplo o mar do Norte, na Europa, e o mar da China
- Mares Fechados:Mar fechado é um tipo de mar que não tem ligação direta com os oceanos. Como exemplos de mares fechados podemos citar o mar Cáspio, o mar de Aral e o mar Morto.
- Mares Continentais:Mar continental (ou mar interior) é o mar que se localiza no interior de continentes, comunicando - se com os oceanos por meio de estreitos e canais.
A dinâmica das águas oceânicas
- Ondas: As ondas oceânicas de superfície são ondas de superfície que ocorrem nos oceanos. São provocadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O vento transfere parte da sua energia para a água através da fricção entre o vento e a água. Isso faz com que as partículas à superfície tenham um movimento elíptico, que é uma combinação de ondas longitudinais (para a frente e para trás) e transversais (para cima e para baixo).
- Marés:São as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravítico da Terra.
- Correntes Marítimas: Fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade.
Ciclo da água
Nenhum comentário:
Postar um comentário