segunda-feira, 10 de setembro de 2012

                                                        O Relevo Terrestre

Agentes Internos:

  • Vulcanismo:Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.


  • Tectonismo:Tectonismodiastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectônicos.


  • Terremotos:Terremoto ou abalo sísmico é  um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.




Agente Externos
  •  A ação da água: A água constitui o elemento mais importante no modelamento do relevo. Uma boa parte da água que cai em forma de chuva ou de neve escoa pela superfície em direção aos riachos, ribeirões, rios, lagos e lagoas, constituindo caminhos e transportando sedimentos, o seja, todo o material que foi desagregado das rochas.
Os Tômbolos – Acumulação de areia que liga uma praia a uma ilha.
  • A ação dos ventos: Os ventos são responsáveis pele erosão eólica, que consiste na retirada de sedimentos( pequenos grãos de areia) das rochas. Esse processo é frequente nas áreas áridas, semiáridas e litor

 Dunas na Lagoa de Genipabú
  • A ação do gelo: Outro agente externo do relevo é a ação do gelo. As geleiras são grandes massas duradouras do gelo, formadas nas regiões continentais extremamente frias.


                                       Fiorde na Noruega, em 2001




  • A ação humana:Assim como o relevo influencia na vida de pessoas, seres vivos modificam o relevo. Animais e raízes de plantas escavam a terra, provocando fendas no solo. As plantas têm um papel importante como protetoras do solo, pois fornecem matéria orgânica e impedem sua destruição. A intervenção humana sobre a superfície terrestre, construindo e destruindo formas de relevo, é chamada de erosão antrópica ou acelerada, já que acelera processos naturais. Ações como o desmatamento ou o corte de um barranco para a construção de estradas causam grandes desequilíbrios e aceleram a erosão da superfície.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário