domingo, 16 de setembro de 2012

                                          Tempo e Clima



Tempo:Refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida.


Clima: Refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante.



                        Fatores climáticos


Latitude: Distância em graus entre um local até a linha do equador.


Altitude:A distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar (universalmente considerado como o ponto ou nível médio em comum para medidas de altitudes).


Massas de ar:Parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida).

Continentalidade: Corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente.

Relevo: Presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar.



































































































































sexta-feira, 14 de setembro de 2012

                            Outros tipos de precipitação

Neve: É uma ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo.










Granizo: É a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo.








orvalhosereno ou rocio: É um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias.

















                                 Tipos de Chuva 


Chuvas ciclônicas ou Frontais: Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por, serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área. Abaixo seguem as maneiras com que as frentes quentes e frentes frias se distribuem, originando a precipitação (chuva).



Chuvas convectivas:São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.



chuva orográfica, ou chuva de relevo: Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha.






























































                            Camadas da Atmosfera

Troposfera: É a camada localizada entre 8 e 16 km de altura, é a que fica mais próxima dos seres vivos. A troposfera está em contato com a superfície terrestre e dispõe o ar que respiramos, além de ser a camada mais densa e menos espessa de todas. 


Estratosfera: É na estratosfera que se localiza a camada de ozônio, situada entre 12 e 50 km de altitude. 


Mesosfera: A mesosfera é a camada mais fria da atmosfera, onde a radiação solar é fraca. Situa-se entre os 50 e 80 km. 

Termosfera: Situada entre 80 e 400 km, a termosfera é a camada mais extensa, mais quente e que absorve as radiações solares mais energéticas. 

Exosfera: Na última camada, o ar é extremamente rarefeito, limitando a atmosfera do espaço cósmico. 


 

Elementos que atuam na atmosfera: É a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície.


Barômetro: Serve para medir a pressão atmosférica.































































                             Relevo Submarino




Plataforma continental: É à porção dos fundos marinhos que começa na linha de costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado).



Talude Continental:É área de alta declividade muito estreita, esse tipo de relevo tem início a 200 metros de profundidade e pode atingir aproximadamente 2.000 metros. 






Planície Abissal: É uma área extensa de fundos oceânicos com topografia suave a plana, geralmente com mais de 4000 m de profundidade.




Cordilheira Oceânica:As maiores cadeias de montanhas do mundo estão localizadas no assoalho oceânico.

Fossas Oceânica: São as regiões mais profundas dos oceanos. São profundas depressões que se formam abaixo do talude continental, em zonas de encontro de placas tectônicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra.














































segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Formas do relevo terrestre:



  • Montanhas: É um acidente geográfico







  • Planaltos: É a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.





  • Planície: É uma grande área geográfica com pouca ou raramente com nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano.










  • Depressões:É uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.

































































                                 

  • Intemperismo:Também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.


  • Processo de desagregação da rocha:São compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.




Três são as fases de atuação:

  • Erosão:É uma ação causada por agentes ( internos e esternos ) sendo constantemente modificadas pela ação das águas , ventos e geleiras que desgastam , destroem e constroem formas de relevos modelando a superfície terrestre .

  • Transporte:O transporte é a deslocação dos detritos rochosos erodidos pela corrente de água para outros locais. A carga sólida de um curso de água é o conjunto de fragmentos sólidos por ele transportado.

  • Deposição: deposição é a sedimentação dos materiais ao longo do leito e nas margens dos cursos de água - nos terraços fluviais, nos deltas e nos aluviões. Depende da velocidade da corrente e das características dos sedimentos: dimensões, forma e peso.










































































                                                        O Relevo Terrestre

Agentes Internos:

  • Vulcanismo:Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.


  • Tectonismo:Tectonismodiastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectônicos.


  • Terremotos:Terremoto ou abalo sísmico é  um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.




Agente Externos
  •  A ação da água: A água constitui o elemento mais importante no modelamento do relevo. Uma boa parte da água que cai em forma de chuva ou de neve escoa pela superfície em direção aos riachos, ribeirões, rios, lagos e lagoas, constituindo caminhos e transportando sedimentos, o seja, todo o material que foi desagregado das rochas.
Os Tômbolos – Acumulação de areia que liga uma praia a uma ilha.
  • A ação dos ventos: Os ventos são responsáveis pele erosão eólica, que consiste na retirada de sedimentos( pequenos grãos de areia) das rochas. Esse processo é frequente nas áreas áridas, semiáridas e litor

 Dunas na Lagoa de Genipabú
  • A ação do gelo: Outro agente externo do relevo é a ação do gelo. As geleiras são grandes massas duradouras do gelo, formadas nas regiões continentais extremamente frias.


                                       Fiorde na Noruega, em 2001




  • A ação humana:Assim como o relevo influencia na vida de pessoas, seres vivos modificam o relevo. Animais e raízes de plantas escavam a terra, provocando fendas no solo. As plantas têm um papel importante como protetoras do solo, pois fornecem matéria orgânica e impedem sua destruição. A intervenção humana sobre a superfície terrestre, construindo e destruindo formas de relevo, é chamada de erosão antrópica ou acelerada, já que acelera processos naturais. Ações como o desmatamento ou o corte de um barranco para a construção de estradas causam grandes desequilíbrios e aceleram a erosão da superfície.