sexta-feira, 24 de agosto de 2012

                A Teoria da Deriva Continental

  • A Teoria da Deriva Continental: A ideia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.

                     
                    

  •  A Tectônica de Placas:  É uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre.




  • Tipos de Movimentação de Placas:São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras, aos quais estão associados diferentes tipos de fenômenos de superfície:
    • Limites transformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais precisamente roçam uma na outra, ao longo de falhas transformantes. O movimento relativo das duas placas pode ser direito ou esquerdo, consoante se efectue para a direita ou para a esquerda de um observador colocado num dos lados da falha.
    • Limites divergentes ou construtivos – ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.
    • Limites convergentes ou destrutivos – (também designados pormargens activas) ocorrem quando duas placas se movem uma em direcção à outra, formando uma zona de subducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).
    Há limites de placas cuja situação é mais complexa, nos casos em que três ou mais placas se encontram, ocorrendo então uma mistura dos três tipos de limites anteriores.



























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário