sexta-feira, 24 de agosto de 2012

                               Formações Geológicas


  • Escudo Cristalino ou Maciças Antigas:é uma grande área de rochas ígneas e metamórficas de alta temperatura do Pré-Cambriano que se encontram expostas, formando zonas tectonicamente estáveis



  • Bacias Sedimentares:  São depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos (como rochas).




Dobramentos Modernos:são estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras. 

















                  As Rochas que Compõem a Litosfera

  • Rochas Magmáticas:  Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.

  • Rochas Sedimentares: São formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.

  • Rochas Metamórficas:São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.

                A Teoria da Deriva Continental

  • A Teoria da Deriva Continental: A ideia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.

                     
                    

  •  A Tectônica de Placas:  É uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre.




  • Tipos de Movimentação de Placas:São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras, aos quais estão associados diferentes tipos de fenômenos de superfície:
    • Limites transformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais precisamente roçam uma na outra, ao longo de falhas transformantes. O movimento relativo das duas placas pode ser direito ou esquerdo, consoante se efectue para a direita ou para a esquerda de um observador colocado num dos lados da falha.
    • Limites divergentes ou construtivos – ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.
    • Limites convergentes ou destrutivos – (também designados pormargens activas) ocorrem quando duas placas se movem uma em direcção à outra, formando uma zona de subducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).
    Há limites de placas cuja situação é mais complexa, nos casos em que três ou mais placas se encontram, ocorrendo então uma mistura dos três tipos de limites anteriores.



























































































                         As Camadas da Terra:



  • Crosta:Camada superficial da terra;
  • Manto: É a camada situada logo abaixo da crosta e divide-se em manto superior e inferior
  • Núcleo: Corresponde aproximadamente a um terço da massa da terra e contém elementos metálicos como ferro e níquel, fato que torna essa camada conhecida como nife.

domingo, 19 de agosto de 2012

A Formação da Terra: Da Origem aos Dias Atuais.
  • Eras
ERAS GEOLÓGICAS DO PLANETA TERRA
  • Era Arqueozóica

Período: 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás
- No começo desta era, o planeta Terra era até 3 vezes mais quente do que hoje.
- Começam a aparecer as primeiras células (organismos unicelulares).
- A Terra é constantemente atingida por meteoros.
- Milhares de vulcões estavam em atividade




  • Era Proterozóica

Período: de 2,5 bilhões a 540 milhões de anos atrás
- Por volta de 2 bilhões de anos atrás começa a se formar a camada de ozônio, gerando uma camada protetora contra os raios solares. Este fato favoreceu o surgimento de formas de vida mais complexas (organismos multicelulares).
- Formação dos continentes.
- Ocorre o acúmulo de oxigênio na litosfera.


  • Era Paleozóica

Período: de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás.
- Começam a surgir nos mares os primeiros animais vertebrados, são peixes bem primitivos.
- Por volta de 350 milhões de anos atrás, os peixes começam, durante um longo processo, a sair da água. Começou, desta forma, surgirem os primeiros animais anfíbios.
- Os trilobitas foram os animais típicos desta era.
- Nesta era os continentes estavam juntos, formando a Pangéia;
- O planeta começa a ser tomado por muitas espécies de plantas primitivas;
- No final desta fase começam a surgir diversas espécies de répteis que deram origem aos dinossauros;
- Milhares de espécies de insetos surgem nesta era.

  • Era Mesozóica

Período: 250 milhões de anos a 65,5 milhões de anos atrás
- Nesta era as plantas começam a desenvolver flores;
- Os dinossauros dominam o planeta;
- Por volta de 200 milhões de anos atrás surgem os animais mamíferos;


  • Era Cenozóica

Período: 65,5 milhões de anos atrás até o presente.
- Formação de cadeias montanhosas;
- No começo desta era, há 65 milhões de anos, ocorre a extinção dos dinossauros.
- Grande desenvolvimento das espécies de animais mamíferos, que se tornam maiores, mais complexos e diversificados
- Após o término da deriva continental (migração dos continentes), o planeta assume o formato atual;
- Por volta de 3,9 milhões de anos atrás surge, no continente africano, o Australopithecus (espécie de hominídeo já extinta);
- Surgimento do homo sapiens por volta de 130 mil a 200 mil anos atrás.
                        Quando Tudo Começou.
  • Crosta Terrestre ou Litosfera: Local onde a espécie humana se estabeleceu; camada mais externa ou crosta do planeta Terra. É a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.



  • Caracteristicas Geológicas: São conhecidas por meio de perfuração e de um a parrelho chamado sismógrafo.O sismógrafo é principalmente usado na área da sismologia, ele detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exata do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro). Para quantificar a energia desses terremotos usamos a escala de Richter.
 


  •  Escala Richter: Determina a magnetude dos terremotos.
  •  Big-Bang:Teoria que afirma que o universo surgiu de uma grande explosão. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação.De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.