segunda-feira, 2 de julho de 2012

1- O que é preciso para observar a terra?  
Basta  ligar a televisão, ir a uma banca de jornal, abrir um atlas ou acessar a internet para obter uma representação do planeta.


 2- Quais as diferenças entre mapas e cartas?
Os mapas podem ser definidos como representações geométricas planas e simplificadas da superfície terrestre, numa relação de proporcionalidade dada por uma escala.
As cartas são representações cartográficas convencionais e planas, elaboradas com grande precisão, e revelam os fenômenos da superfície terrestre utilizando dados obtidos por meio de fotografias aérea, imagens de satélite e trabalhos de campo.


3- Como era elaborado os mapas do passado e como é no presente?
    Entre os séculos XV e XIX, para elaborar um mapa, recorria-se a outros equipamentos que ajudavam na localização e na definição das formas do terreno, eram os quadrantes, os sextantes e os octantes, usados para medir a altura e a distância dos astros a fim de obter a latitude; as bússolas, para obter a orientação; além de outros utilizados na navegação.
    Atualmente, os mapas são elaborados por um profissional especializados, o cartógrafo. Ele emprega tecnologias bem mais avançadas do que as do passado.
  
4- A partir de uma imagem de satélite, elabore um mapa com os principais elementos existentes nele ( ruas, escolas, hospitais, igrejas, etc).




2 comentários:

  1. Parabéns por colocar em dia a atividade sugerida. Atenciosamente,
    Professor César Augusto

    ResponderExcluir
  2. Avaliação
    Suas postagens atenderam as expectativas propostas. Um bom plano de fundo e muito bem organizada as atividades. Parabéns! sua nota é: 3,0.
    Atenciosamente,
    professor César Augusto

    ResponderExcluir