quarta-feira, 24 de outubro de 2012


  • Transposição do Rio São Francisco:transposição do rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MIN. A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (PernambucoParaíbaCeará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.


As águas subterrâneas: Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

Aquífero  Guarani:O Aquífero Guarani foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010. A maior reserva atualmente é o Aquífero Alter do Chão.[1]
A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero — cerca de 1,2 milhão de km² — está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
  • Mato Grosso do Sul (213 700 km²)
  • Rio Grande do Sul (157 600 km²)
  • São Paulo (155 800 km²)
  • Paraná (131 300 km²)
  • Goiás (55 000 km²)
  • Minas Gerais (51 300 km²)
  • Santa Catarina (49 200 km²)
  • Mato Grosso (26 400 km²)




A Água:A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra.Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação.Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados


A poluição das águas:Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.




Impactos Ambientais: Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

                               As águas e os povos

  • Civilização Egípcia: Sem o Nilo, o Egito não existiria. Não haveria água nem terra fértil para plantar. O nível de chuvas é baixo , cerca de 100 a 150 milímetro na média anual. O clima é quente, mesmo no inverno, as temperaturas raramente caem abaixo de 13°C. Mas o Egito tem o Nilo. Ele é um dos maiores rios do mundo e percorre uma longa distância - cerca de 6.690 quilômetros - em um vale margeado por penhascos e montanhas, uma vez por ano, entre junho e outubro, ocorria a enchente do Nilo, que cobria o vale com uma espessa camada da lama e sedimentos. Através dos séculos isso transformou-se em solo rico, quente e úmido. E foi nesse vale que os antigos egípcios viveram e cultivaram suas plantações. Se, como acontecia ocasionalmente, as cheias não ocorriam, havia fome no país.  






  • Civilização Mesopotâmica:Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população:  água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que  fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local ....



                                   As águas oceânicas


  • Oceano Pacífico: É a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.







  • Oceano Atlântico: É o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega.



  • Oceano Indico:  Se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia.



  • Mares Abertos:Mar aberto é um tipo de mar que possui ligação direta com o oceano. Podemos citar como exemplo o mar do Norte, na Europa, e o mar da China

  • Mares Fechados:Mar fechado é um tipo de mar que não tem ligação direta com os oceanos. Como exemplos de mares fechados podemos citar o mar Cáspio, o mar de Aral e o mar Morto.




  • Mares Continentais:Mar continental (ou mar interior) é o mar que se localiza no interior de continentes, comunicando - se com os oceanos por meio de estreitos e canais.




                    A dinâmica das águas oceânicas



  • Ondas: As ondas oceânicas de superfície são ondas de superfície que ocorrem nos oceanos. São provocadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O vento transfere parte da sua energia para a água através da fricção entre o vento e a água. Isso faz com que as partículas à superfície tenham um movimento elíptico, que é uma combinação de ondas longitudinais (para a frente e para trás) e transversais (para cima e para baixo).




  • Marés:São as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravítico da Terra. 



  • Correntes Marítimas: Fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade.




Ciclo da água















































































domingo, 16 de setembro de 2012

                                          Tempo e Clima



Tempo:Refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida.


Clima: Refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante.



                        Fatores climáticos


Latitude: Distância em graus entre um local até a linha do equador.


Altitude:A distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar (universalmente considerado como o ponto ou nível médio em comum para medidas de altitudes).


Massas de ar:Parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida).

Continentalidade: Corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente.

Relevo: Presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar.



































































































































sexta-feira, 14 de setembro de 2012

                            Outros tipos de precipitação

Neve: É uma ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo.










Granizo: É a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo.








orvalhosereno ou rocio: É um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias.

















                                 Tipos de Chuva 


Chuvas ciclônicas ou Frontais: Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por, serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área. Abaixo seguem as maneiras com que as frentes quentes e frentes frias se distribuem, originando a precipitação (chuva).



Chuvas convectivas:São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.



chuva orográfica, ou chuva de relevo: Ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha.






























































                            Camadas da Atmosfera

Troposfera: É a camada localizada entre 8 e 16 km de altura, é a que fica mais próxima dos seres vivos. A troposfera está em contato com a superfície terrestre e dispõe o ar que respiramos, além de ser a camada mais densa e menos espessa de todas. 


Estratosfera: É na estratosfera que se localiza a camada de ozônio, situada entre 12 e 50 km de altitude. 


Mesosfera: A mesosfera é a camada mais fria da atmosfera, onde a radiação solar é fraca. Situa-se entre os 50 e 80 km. 

Termosfera: Situada entre 80 e 400 km, a termosfera é a camada mais extensa, mais quente e que absorve as radiações solares mais energéticas. 

Exosfera: Na última camada, o ar é extremamente rarefeito, limitando a atmosfera do espaço cósmico. 


 

Elementos que atuam na atmosfera: É a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície.


Barômetro: Serve para medir a pressão atmosférica.